compartilhe:
Os desafios do empreendedorismo na Odontologia
O #empreendedorismo feminino já é uma realidade no nosso Estado e no nosso país.
E ainda mais crescente é a participação das mulheres enquanto empresárias na área da #Odontologia.
São mulheres que têm ocupado, cada vez mais, um espaço de destaque e conseguem conciliar com maestria a profissão de dentista com a administração do próprio negócio.
Vale lembrar que o empreendedorismo é algo que precisa ser fortalecido e incentivado entre todos os profissionais liberais.
O conhecimento técnico tem e sempre terá um papel de extrema relevância na atuação desse profissional, mas é a capacidade de se reinventar e inovar no próprio negócio que separam os bem sucedidos dos que passam a vida apenas “tocando o barco”.
Enxergo o ato de empreender como algo que gera benefícios tanto para quem empreende quanto para aqueles que serão beneficiados com essa atitude.
E na #odontologia não é diferente. Buscar os últimos lançamentos na área, criar parcerias que gerem bons resultados, enxergar o futuro como um universo amplo de possibilidades... Quando falamos de odontologia, são essas ações que possibilitam atuar de forma cada vez mais eficaz na prevenção, no tratamento mais rápido e menos indolor, e na disponibilização da melhor solução para as demandas dos pacientes.
É mais do que trazer uma tecnologia nova do exterior.
Empreender é saber enxergar que a odontologia e todos os profissionais envolvidos com essa área estão em constante evolução. Todos os dias nós, dentistas e empreendedores, buscamos oferecer opções que possibilitarão um menor tempo de consulta, maior tranquilidade e qualidade durante o tratamento e, de uma forma geral, uma boa saúde bucal para todos.
O #empreendedorismofeminino só tem a acrescentar para a área da Odontologia.
As mulheres ouvem, compreendem e, de certa forma, acabam se envolvendo com os mais sinceros desejos e expectativas dos seus pacientes. Não à toa o Brasil é o país com o maior número de mulheres dentistas do mundo.
O fato é que as mulheres trazem uma nova visão para essa área.
Temos o poder da iniciativa, persistência e determinação, que é fundamental no mundo dos negócios.
A intuição e a sensibilidade nos ajudam a melhorar o desempenho à frente dos negócios, fazendo as escolhas certas.
Em todos os aspectos da gestão, não perdemos o foco e, quando assumimos o papel de gestoras, somos minuciosas, evitando que um mero detalhe passe despercebido.
São inúmeros benefícios e pontos positivos acerca da presença das mulheres no empreendedorismo, especificamente na área da Odontologia, que comprovam que isso é uma tendência. A consequência é cada vez mais mulheres influenciadas a empreenderem e enxergarem sua capacidade de gerir um negócio. É um ciclo virtuoso em prol da saúde e da nossa realização profissional.
O sucesso está em ter conhecimento para administrar, planejar e executar, já que o negócio não cresce sem planejamento.
E para ser uma empreendedora é preciso ter paixão à profissão e dedicação, é preciso ter a convicção de que é possível transformar o sonho em realidade e assim inovar para conquistar. É necessário ter visão do mercado e um olhar aprofundado, focado no seu nicho de trabalho. É preciso ser firme para se adaptar a uma rotina de atendimentos, gerenciamento do próprio negócio, e a busca constante por mais conhecimento.
Márcia Gabriella Barros – Responsável técnica da Odonto Scan, mestre em Saúde Pública e doutora em Radiologia Odontológica